quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

REVESTIMENTOS nº 1



REVESTIR: significado dicionarizado: vestir de novo. Isso significa que um revestimento dá uma nova roupagem a uma superfície que a rigor já tem algum tipo de acabamento. Algo que poderia permanecer como está. Ou não! Da mesma forma acontece com uma roupa nova, que vestimos porque queremos melhorar nossa aparência. REVESTIR pode ser necessário por motivos práticos, tais como proteger a parede de umidade, mas tem também o sentido inegável de EMBELEZAR.

E nunca houve, como hoje, tantas opções de revestimentos: Porcelanatos que imitam qualquer tipo de material, azulejos hidráulicos, madeira tratada, pastilhas ou seixos prontos para aplicação, além dos tradicionais azulejos, tijolos e — como ninguém é de ferro — películas que imitam tijolos.

Já houve quem negasse a necessidade dos revestimentos. A Arquitetura Brutalista dispensou-os, para deixar à mostra a verdade estrutural do edifício: as vigas, as paredes de sustentação, o esqueleto que muitas vezes passou a ser colocado fora do edifício. E muitas paredes de concreto, deixando evidentes as linhas das formas de madeira utilizadas. Quando mais nu e sintético o edifício, melhor. Até hoje há ecos dessa tendência (as paredes descascadas). No entanto, viver num ambiente completamente cinza pode ser cansativo, e o cinza não é uma cor estimulante.

Casa Brutalista, São Paulo - residência de Paulo Bittencourt


Há uma infinita variedade de opções de revestimento, como foi dito. Se você quer conhecer as melhores, a revista Arquitetura e Construção, em todos os números, traz uma lista de lançamentos, com preços e características. Então, a questão maior não é encontrar um belo revestimento, mas sim ter critérios adequados para escolher e aplicá-los. Infelizmente, muitas vezes faltam esses critérios.

A simples massa corrida não deixa de ser um revestimento. Há os graffiatos, mais resistentes. A questão é escolher um de baixa manutenção.  Se o revestimento é externo, deve-se lembrar que quanto mais irregular e rugoso o revestimento, maior a dificuldade de limpeza/conservação. Por quê? Porque a sujeira se acumula nessas irregularidades, e na primeira chuva forte a sujeira vira uma mancha. Isso, sem contar as pichações.  A bela pedra canjiquinha é um exemplo. Com o tempo, a beleza se transforma em mofo, musgo, uma superfície encardida.

Parede de canjiquinha - a maior parte já foi lavada.


As pedras já foram muito utilizadas aqui em São Paulo. Mas imagine a dificuldade de limpar uma pichação de uma pedra qualquer – que é porosa e absorve a tinta como uma esponja. Não é por outro motivo que muita gente pinta as pedras. Mas a escolha da tinta também é outro problema. Veja abaixo essas pedras pintadas de DOURADO – seria a caverna de Ali Babá? Como se disse, faltam critérios.
Os azulejos e porcelanatos lisos são a melhor opção para se proteger de uma pichação – a limpeza é fácil. No entanto, os azulejos também têm uma área onde se acumula sujeira: o rejunte. Por isso, o melhor é utilizar a menor junta possível – 1 milímetro de preferência. Contudo, ter critérios na hora de escolher o padrão é essencial.

Pedras pintadas de dourado

Loja Hering coberta de porcelanato imitando madeira


A loja HERING da rua Harmonia, por exemplo, utiliza um porcelanato que imita madeira. No entanto, o tom escolhido e o tamanho das réguas, além da diagramação monótona  (quadriculado sem variações), deixa evidente que não se trata de madeira, mas de um porcelanato mal escolhido.

Painel de azulejos Lurca


Já o muro desse edifício utiliza os belos azulejos da LURCA formando um painelmas em uma área muito grande e também sem variações. Ora, um azulejo que é mais escuro do que claro, e um desenho que se repete indefinidamente, sempre igual, acabam gerando um visual cansativo – faltam critérios!!


Veremos em um próximo post alguns exemplos de revestimentos mais inspiradores. Até lá!

#vivaarquitetura #azulejos #artesanais #antoniomax #revestimentos #canjiquinha #hering #paineldeazulejos #painel #arquiteturaeconstrucao #revistaaec #finishings #tiles #housedesign #antoniosdesigner #vivaarquitetura8 #projeto #arquitetura #arquiteturabrutalista #porcelanato


10 comentários:

  1. SHOW!! eu pretendo justamente pintar uma parede com uma cor diferente, e preciso fazer isso logo. Talvez fosse interessante mostrar as cores que podem ser pintadas.

    ResponderExcluir
  2. valeu falar desse tema! é algo que preocupa muita gentes, muitos clientes que constroem ou reformam!

    ResponderExcluir
  3. até lembrei que eu tive esse problema cm uma obra que foi pichada antes de terminada

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Temos tanto que explorar em termos de arquitetura, muitas idéias. O brasileiro é criativo e ao mesmo tempo conservador.

    ResponderExcluir
  6. Azulejos de painel são sempre uma opção limpa e bonita. Já vi vários no Brasil e no exterior. Lindos.

    ResponderExcluir
  7. Os porcelanatos que imitam madeira vieram para ficar... essa da loja da Hering conheço e é de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  8. Revestimentos são a solução principalmente para arquitetura desgastada pelo tempo, não somente para obras novas.

    ResponderExcluir
  9. Azulejos perfeitos. São Paulo merece mais, sou muito a favor.

    ResponderExcluir